Acne

 

Acne é doença inflamatória comum que acomete a pele, devido à obstrução dos folículos por sebo e células mortas, caracterizada por áreas de seborreia, comedões, pápulas, pústulas, nódulos e as vezes cicatrizes. Mais frequentemente acometem face, pescoço, colo, ombros e costas. É patologia que pode levar muitas vezes a transtornos psíquicos e deixar cicatrizes inestéticas. 

 

A investigação diagnóstica é importante e, para isto, a anamnese detalhada pode identificar fatores precipitantes, alterações hormonais, uso de cosméticos inadequados ao tipo de pele, alimentação descompassada ao ritmo de vida, entre outros.

 

Tratamento 
O tratamento da acne varia bastante e vai depender de vários fatores, tais como idade do paciente, intensidade dos sintomas e alterações hormonais.

 

Pode ser iniciada com terapia tópica diária com uso de cremes com princípios ativos como os retinoides, ácido azelaico, entre outros, além de associações com antibióticos tópicos ou sistêmicos. Nos casos severos existe a opção de administração de retinoide por via oral.

 

A realização de peelings químicos pode auxiliar e acelerar o tratamento. O uso de peeling de diamante é indicado principalmente para pacientes com acne que surgem ou pioram durante a gestação. O uso de laser  tem sua indicação fundamental para o tratamento das lesões cicatriciais.

 

Recomendações gerais

  • Manter ritmo adequado de sono pode prevenir a acne;
  • Lavar as áreas afetadas duas vezes ao dia com sabonete específico;
  • Evitar cosméticos a base de óleo;
  • Não manipular as lesões ativas;
  • Manter dieta equilibrada, evitando-se alimentos que aumentam muito o nível de açúcar no sangue ou aqueles com gorduras trans.