Psoríase

 

É doença inflamatória crônica de caráter aparentemente imunológico, relativamente frequente e não contagiosa.

 

Observa-se aparecimento de escamas esbranquiçadas distribuídas em placa com base avermelhada, que pode ter como sintomas o ardor, queimação ou ainda coceira. O aparecimento de lesões ungueais pode estar presente e, numa pequena porcentagem, acomete articulações, couro cabeludo e unhas. Sua distribuição pode aparecer em forma de gotas na pele ou placas difusas, ser disseminada e cursar com vermelhidão difusa.

 

Tratamento 
Em casos leves apenas o uso de medicações tópicas e orientações são suficientes. Nos moderados, o emprego de drogas orais associadas à fototerapia podem ser benéficos, entretanto, nos casos graves a aplicação de medicações injetáveis associadas às medidas de suporte podem ser necessárias.

 

Recomendações gerais
O estresse parece desencadear a crise e a obesidade e antecedentes familiares da doença são fatores predisponentes. Logo, alimentação saudável, principalmente com diminuição da ingesta de gorduras de má qualidade (trans), vida mais regrada, exercícios e não fumar podem auxiliar no controle da doença. Sempre lembrar de manter a pele hidratada para diminuir os processos inflamatórios.